Sábado, 25 de Janeiro de 2025
21°C 29°C
Altamira, PA
Publicidade

15 mil hectares desmatados: PF investiga crime ambiental em Castelo de Sonhos, na Amazônia Legal

As investigações revelaram que várias fazendas, registradas em nomes diferentes, foram desmatadas em bloco, indicando uma ação conjunta entre os posseiros.

Redação Xingu em Foco
Por: Redação Xingu em Foco Fonte: G1 Pará
26/06/2024 às 09h28
15 mil hectares desmatados: PF investiga crime ambiental em Castelo de Sonhos, na Amazônia Legal

A Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira (26), em Santarém, oeste do Pará, a Operação Surtur, que visa combater o desmatamento criminoso de mais de 15 mil hectares na zona rural do município de Castelo de Sonhos, na Amazônia Legal.

Segundo informações da PF, a operação resultou no cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Progresso, Castelo de Sonhos e Sinop no Mato Grosso. Além disso, foram emitidas ordens de sequestro de bens no valor superior a 630 milhões de reais, todos expedidos pela Justiça Federal de Itaituba, contra diversos suspeitos envolvidos nos crimes investigados.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que várias fazendas contíguas, registradas em nome de diferentes pessoas, sofreram desmatamento intenso. Essa ação em bloco sugere uma decisão conjunta entre os posseiros das áreas, dada a dimensão e a rapidez com que o desmatamento foi realizado, de acordo com a PF.

Grande parte da área desmatada ilegalmente foi posteriormente queimada, o que deu nome à operação. "Surtur" é um gigante de fogo na mitologia nórdica, simbolizando a devastação causada pelo fogo após o desmatamento.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias