Alerta de golpe financeiro. Criminosos estão agindo nos grupos e páginas de troca e venda nas redes sociais da internet para aplicar golpes, principalmente em negócios envolvendo venda de veículos.
No município de Uruará (PA) o golpe tem acontecido com frequência e nos últimos vinte dias pelo menos onze vítimas procuraram a Delegacia de Polícia Civil para registrar Boletim de Ocorrência. Agora os criminosos estão atuando como intermediários nas negociações de venda de veículos.
O golpista age quando alguém faz o anúncio de venda de veículo por determinado valor, o golpista entra em contato e convence o vendedor dizendo que irá vender o veículo por valor maior, em seguida pede para o vendedor retirar o anúncio e solicita fotos exclusivas com as quais o criminoso faz um novo anúncio e oferece oferecendo o mesmo veículo por um valor inferior ao pedido pelo vendedor. Quando um comprador entra em contato o golpista negocia a venda e diz que a moto pode ser visitada e orienta ao vendedor para dizer que é seu parente e não revelar o verdadeiro valor do veículo. O comprador faz o pagamento via pix para o golpista, depois vai buscar o veículo e aí então o golpe é descoberto. O criminoso sai de área bloqueando tanto o vendedor quanto o comprador, deixando o comprador no prejuízo.
Neste mês de junho os casos dos golpes financeiros tem se itensificado, em um deles a vítima perdeu a quantia de 300 mil reais. Já teve golpe até num caso de negociação de venda de gado.
Nesta terça-feira, 25/06, um idoso de 71 anos procurou a Delegacia de Polícia Civil de Uruará para registrar o Boletim de Ocorrência após descobrir que caiu num golpe ao tentar comprar uma motocicleta. O idoso perdeu o valor de R$ 6 mil, ficando no prejuízo. Ele estava comprando uma motocicleta que supostamente estaria na cidade de Placas (PA). “O homem que estava me vendendo me pressionou para eu fazer logo o pagamento adiantado, sem eu ver a moto, alegando que o sogro dele estava internado precisando fazer uma cirurgia. Eu caí na besteira e fiz a transferência via pix. No outro dia eu fui até a cidade de Placas, gastei 30 reais com mototáxi procurando a moto e não encontrei, foi aí que eu percebi que eu tinha caído num golpe”, contou o idoso.
“Em geral o golpista pede que tanto o comprador quanto o vendedor guarde segredo com relação a negociação, isso no intuito de fazer com que nem uma das partes descobra a farsa, porque ao dono do veículo ele diz que vai vender por um valor acima do solicitado e ao comprador ele oferece abaixo do valor oferecido pelo vendedor. Então a gente alerta a população de que se você quiser comprar um veículo, não guarde segredo. Sempre pergunte para quem está mostrando o veículo: de quem é o veículo?, o documento está no nome de quem? para quem eu vou pagar? e por qual valor você está vendendo a moto ou o carro? Nesse momento você irá perceber que há diferença no preço entre o valor pedido pelo vendedor e o valor que a pessoa está comprando”, alerta o investigador de polícia civil, Eládio Cruz.
Nunca faça o pagamento via pix antes de verificar tudo e ter a certeza de para quem está indo o dinheiro, se é realmente para quem está vendendo o produto. Desconfie quando o negociador pressionar para que o pagamento seja feito as pressas.
Diversos tipos de golpes diferentes também tem acontecido, entre eles o golpe da facção. Não se renda as ameaças que são falsas, antes de fazer transferência para a suposta facção, procure a polícia.